

Desidratadores rotativos por adsorção moduláveis
Os sistemas DS são unidades moduláveis de desidratação e tratamento de ar (higrometria, temperatura e empoeiramento) especialmente concebidas para os utilizadores na construção ou indústria.
Descrição dos desidratadores moduláveis
Os desidratadores moduláveis estão especialmente concebidos para se adaptarem às necessidades dos utilizadores na construção ou indústria.
Integram as mais recentes inovações, em particular o sistema de recuperação de calor integrado.
Permitem propor uma solução completa com filtração, baterias quentes e frias, sistema de regulação, etc.
As rodas desidratantes em sílica-gel de terceira geração PPS e PPX que equipam os nossos desidratadores de ar possuem teores muito elevados em sílica-gel ativo que asseguram um excelente desempenho de desumidificação e reduzem o consumo de energia em comparação com os aparelhos equipados com outras rodas desidratantes em sílica-gel das mesmas dimensões.
O processo de desumidificação do ar por adsorventes sólidos caracteriza-se pela utilização das propriedades de um agente com uma grande afinidade com a água.
Os nossos sistemas compreendem uma roda desidratante à base de sílica-gel (SiO2) ou crivos moleculares.
Estes sistemas podem ser utilizados com higrometrias muito baixas (até -60 °C de ponto de condensação).
Oferecem a vantagem de permitir utilizar outras energias além da eletricidade para desumidificar o ar, como água sobreaquecida, vapor ou gás com queimador diretamente no ventilador.
Funcionamento da roda desidratante com recuperador de calor
O sistema DS utiliza dois fluxos de ar independentes. O fluxo principal é seco, enquanto o fluxo secundário, de menor volume, é utilizado para evacuar a humidade retida pela roda desidratante.
Dois ventiladores colocam em movimento dois fluxos de ar distintos em contracorrente que atravessam a roda desidratante. O fluxo de ar principal ou ar a tratar atravessa a roda em sílica-gel em rotação lenta. O sílica-gel é um material altamente higroscópico capaz de reter o vapor de água contido no ar ambiente.
Ao atravessar a roda, o ar a tratar perde a sua humidade, retida pelo sílica-gel. O ar seco é em seguida utilizável diretamente. O débito de ar secundário, designado ar de regeneração, tem como função evacuar a humidade retida pelo sílica-gel da roda. Uma parte do volume de ar atravessa a roda pelo setor de recuperação de calor, arrefecendo o material desidratante ao elevar simultaneamente a temperatura do ar. O débito restante que contorna a roda é misturado com o débito de purga. O ar pré-aquecido deste forma é então conduzido a uma temperatura final de aproximadamente 100 °C a 130 °C por aquecimento complementar com o auxílio de uma bateria elétrica, vapor ou gás direto, atravessando em seguida a roda em contracorrente do fluxo de ar a tratar para dessorver a humidade do sílica-gel. O ar de regeneração húmido (ar húmido) sai do desidratador para ser evacuado para o exterior dos locais ou do edifício.
Vantagens da solução Dessica
- Modulável e adaptável
- Isolamento por revestimento duplo de 50 mm
- Controlo por autómato comunicante
- 2 versões: interior e exterior
- Recuperação de calor integrada
Aplicações do desidratador por adsorção modulável
Os sistemas DS produzem ar seco que permite alimentar os processos de secagem e tratar ambientes de produção, acondicionamento ou armazenamento. Destinam-se a tratar o ar e a serem instalados em ambientes situados entre -15 °C e 40 °C.
O controlo da higrometria permite controlar:
- Capacidade de produção dos sistemas de secagem (estufas, torres, leitos fluidificados, etc.),
- Entupimento e acumulação de produtos pulverulentos,
- Corrosão,
- Condensação,
- Qualidade dos materiais higroscópicos,
- Desenvolvimento das bactérias e propagação dos microrganismos,
- Formação de gelo,
- Humidade dos edifícios,
- Bolores, etc.
As indústrias farmacêutica, agroalimentar, energética, metalúrgica e eletrónica são, entre outras, domínios nos quais os sistemas DS fornecem uma qualidade precisa de ar seco.
Aplicações
Descubra os nossos produtos e soluções em aplicação