
Estações de bombagem e tratamento de água
Nas estações de bombagem e tratamento de água potável, produzem-se fenómenos de condensação ou mesmo bolores que deterioram prematuramente os equipamentos, infraestruturas e pinturas de proteção:
- No verão e na meia-estação, as canalizações, os filtros fechados e outros sistemas de tratamento estão muitas vezes cobertos de condensação.
Isto deve-se ao facto de a temperatura da água em circulação ser inferior ao ponto de condensação do ar ambiente.
Os sistemas de ventilação, que introduzem ar exterior muitas vezes húmido, não são eficientes. - No inverno, os ambientes dos locais onde se encontram filtros abertos estão frequentemente húmidos devido à evaporação da água e as paredes escorrem.
Os sistemas de ventilação são muitas vezes dispendiosos em termos de energia, introduzindo ar frio que aumenta a necessidade de aquecimento.
Os sistemas de desidratação de ar da DESSICA contribuem para preservar os equipamentos de produção das degradações causadas pela condensação, corrosão e bolores.
Os sistemas de desidratação de ar da DESSICA estão ao serviço dos locais técnicos das estações de bombagem e tratamento de água potável, com uma grande experiência nos setores da produção, tratamento de águas residuais e purificação.
Os equipamentos da DESSICA fornecem ar seco, permitindo conservar o estado geral dos materiais durante o ano inteiro.
Os equipamentos DESSICA permitem desumidificar estes locais independentemente das condições climáticas, minimizando o consumo de energia.
Preservação dos armários elétricos contra a corrosão nas estações de tratamento
A humidade danifica os equipamentos elétricos e eletrónicos das estações de tratamento.
São utilizados poluentes muito corrosivos (H2S), que deterioram os armários elétricos (oxidações das ligações e barras de tensões). Ao manterem uma humidade relativa inferior a 30%, os sistemas DESSICA preservam os equipamentos e, dessa forma, evitam o aparecimento de corrosão.
VANTAGENS dos desumidificadores para as fábricas e estações de água
- Preservar os equipamentos de produção da degradação causada pela condensação e corrosão
- Limitar a corrosão nos materiais e nas canalizações
- Prevenir o aparecimento de bolores
- Limitar o consumo do sistema de ventilação
- Reduzir os custos gerados em comparação com um sistema de aquecimento energívoro
- Melhorar as condições de higiene e segurança
- Reduzir os custos de exploração (renovação dos equipamentos ou limpeza por jato de areia e pintura)